Entraram na roda

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Hipocrisia

Saudações.


O post de hoje vai para um lado mais polêmico. Não que ele será polêmico, mas o assunto que tratarei. Ontem fui levar um grande amigo ao aeroporto, pois ia viajar para São Paulo. Resolvemos dar uma volta enquanto esperávamos seu vôo, então que entramos na livraria. Enquanto ele e outros dois amigos nosso olhavam revistas de esporte, fui à seção de livros. E um deles me fez dar risadas. Peguei o livro e mostrei aos meus amigos e disse o porquê de ter dado risada. E é isso que vou relatar aqui.

O livro se chamava "Drogas. sem", da autora Analice Gigliotti, e abaixo do nome do livro, estampado na capa estava escrito: "Aprenda a ajudar pessoas  a se livrar de dificuldades com álcool e drogas ". Piada, né? Por quê? Acho impressionante como as pessoas tentam tratar o álcool como outra coisa, e não como droga. O pior que não é só o álcool, mas o cigarro (tabaco) também. E o café(cafeína) então? Nem comentam. Além dos remédios, como Tylenol que já matou muuita gente e até hoje mata, entre outros. É engraçado essa hipocrisia que cobre grande parte da humanidade. Quase comprei o livro só para ver o que ele dizia. Mas não sou adepto dessa hipocrisia. Para mim, se você vai dizer sobre drogas tem que falar sobre as ilícitas e lícitas. Não é porque ela é legalizada e/ou discriminalizada que deixa de ser droga. Ou então estamos tendo uma concepção errada do que é droga. Seria "droga" substâncias que nossa Lei não permite fazer uso? Não! Sabemos que não é isso, mas parece que é.

Tenho vontade (e irei) de fazer um post para cada droga, seja ela lícita ou ilícita, pois acho interessante esse assunto. Como ela influência não só a vida e o psicológico, mas toda uma geração ou gerações, economia, relacionamentos, conflitos, cultura, como está inserida no contexto histórico de alguns e vários países, entre outros pontos de vistas. Não estarei fazendo nenhuma apologia ou coisa do gênero, apenas discutir um assunto que é importante discutir, porque querendo ou não está presente no nosso cotidiano direta ou indiretamente. Ignorar o quesito "drogas" é como ignorar o quesito "miséria"; "fome"; "crimes". Enfim! Espero ter despertado algum questionamento na cabeça de vocês e foi essa minha intenção. Pois como admitiu nosso atual presidente da República, a política de combate às drogas não tem mostrado resultado.


"Me chamam de louco por fumar maconha, mas chamam de gênio quem inventou a bomba atômica" - Palavras de Robert Nesta Marley, vulgo Bob Marley.

5 comentários:

  1. Não compreendi este post!
    A hipocrisia citada era referente ao título e subtítulo do livro?, vc riu do que?, não necessariamente se vou falar de drogas precisam ser de todas e não é por ter deixado de comentar alguma que é uma hipocrisia, é muito certa a discussão sobre drogas pelo fato de que por que a maconha é ilegal e o cigarro legal?, por que que não são todas as drogas ilegais?, as drogas ilicitas só tem pontos negativos?
    a idéia do post sobre cada droga é muito interessante, por que, de forma alguma fazendo apologia, mas existem várias aspectos sobre drogas, bons e ruins, que nunca são citados!
    aah, e para finalizar gostaria de saber se possui uma opinião sobre drogas e se poderia divi-las conosco!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Maria!
    Fico honrado pelo interesse e contente por saber que existem pessoas interessadas.

    A hipocrisia não é só referente única e exclusivamente ao título e subtítulo do livro, mas essa é uma idéia de que existem na cabeça das pessoas que álcool é uma coisa e drogas são outras. E essa idéia engloba muito outras coisas. Como por exemplo, se você tem um pé de maconha na sua casa, você é considerado um criminoso, mas se tem 500 litros de bebida alcóolica ou 50 garrafas de vinho, você é um cara bacana, compreende? Aí já entra uma outra questão junto com a hipocrisia: A inversão de valores. Outro grande problema sério! Ri dessa hipocrisia a que me referi. As outras perguntas garanto ir lhe respondendo conforme for falando sobre as drogas. Que terá meu ponto de vista. Espero que continue acompanhando.. Mas uma coisa eu posso lhe garantir! Existem muitas idéias erradas quanto a este assunto.

    ResponderExcluir
  3. Descobri uma coisa muito peculiar que me faz pensar e escrever em seus posts, é que quando você reflete e registra em seu blog, você quer (direta ou indiretamente) que as outras pessoas reflitam também com isso.

    Ai vc vira e me diz: É óbvio né Sara, vc percebeu isso só agora??
    Mas se digo isso é porque eu também tenho o hábito da reflexão, mas a minha é diferente, porque eu reflito, na maioria das vezes sobre as minhas questões para que eu chegue em um ponto final. Notando essa sutil diferença, eu passei a admirar esta sua forma mais um pouco.

    Agora você pensa... pow meu, essa mina só tá aqui pra rasgar seda pra mim... hauahuahuahauhau
    Mas não é isso não, eu também tenho uma colocação sobre a temática da hipocrisia citada acima.

    A realidade é que eu sei muito pouco sobre as diferenças das drogas lícitas e das ilítas. E o que eu sei, como uma boa leiga é que:
    - O alcool causa cirrose e acidentes de transito.
    - O cigarro causa cancer de pulmão, para os fumantes ativos e pacivos.
    - E a maconha e o crack destroem neurônios.

    Como já disse... como uma boa leiga sabe, e bem por isso acho que cada um é cada um, e quem usa sabe dos seus riscos e prazeres.
    Será então, muito válido para mim também uma pesquisa mais aprofundada para ter uma idéia formada e não ser radicalista como os hipócritas que apenas falam pelos cotovelos do que acham certo para a vida dos outros.

    ResponderExcluir
  4. Ana Maria? Sabe que é a Aninha da formatura né!? hiuhaiuheiauh! Brincadeira
    Essa idéia de relacionar as idéias e preconceitos que a sociedade tem com a realidade de uma visão externa é muito interessante!
    por que se formos enxergar sem a visão hipócrita das drogas, como se tudo que se ingeri tem pontos negativos e positivos, como comidas, substancias lícitas e ilícitas, bebidas em geral, podemos ver que temos que ter uma reflexão mais ampla sobre o assunto!
    penso que informação nunca é demais, mas recebe-las e internaliza-las sem passar pelo filtro da razão e do bom senso, é ler sem entender, é ver sem enxergar, é não usar a dávida de pensar!

    E para refleção apenas uma frase:
    "Santo é um pecador que nunca desisitiu !"

    ResponderExcluir
  5. Compreendo o que as duas estão dizendo.
    E discordo em alguns pontos. No próximo post, estarei tentando explicar, esclarecer e retirar as dúvidas que ambas têm. E tentando ajudá-las a criar uma idéia não só com troncos, galhos e folhas. Mas com raízes também. Prometo não demorar muito para postar. E agradeço por continuarem entrando e acompanhando. Não sei se são as únicas, mas são o tipo de pessoa que quero por aqui. Que não só entram, lêem e saem. Mas procuram interagir e discutir também. Obrigado.

    ResponderExcluir