Entraram na roda

terça-feira, 17 de agosto de 2010

A Alma não está na capa.

Saudações.

Há quanto tempo por aqui não passo? Mas acredito que dessa vez será diferente. Creio que haverá uma frequência maior de publicações. Minha ausência, grande parte dela, se deu por conta da falta de interesse em postar mesmo e um pouco por conta da falta de tempo. Embora constantemente eu queira compartilhar o que penso.
 Mas dessa vez, diferente de todas as outras, não tenho um assunto determinado para que me fizesse vir postar. E sim, alguns assuntos. Acabo que não sei por onde começar. De qualquer maneira, vamos tentar algo.

Estive, eu, observando o quanto apáticas são as pessoas com aqueles que não lhes convêm. Com aqueles que não, aparentemente, não lhe trará nada em seu benefício. E muitas vezes, acabamos ludibriados, decepcionados e chateados com alguém. Pessoa a qual acreditamos que nos acrescentaria algo, e acaba que não é bem assim. Muitas vezes nós mesmo criamos essa imagem de que "fulano" é bom nisso, bom naquilo, gosto de "fulano" por conta disso e por aí vai. Mas, afinal, disso tudo que "fulano" é bom o quanto você absorveu? O quanto você aprendeu com "fulano" a ser desse jeito? Muitos " fulanos " são apenas "fulanos" que você acredita friamente em não ser só mais um "fulano". Não desmerecendo ninguém, mas o que eu quero dizer é que.. A mesma probabilidade do seu especial "fulano" tem de ser bom em algo, tem o "só-mais-um-fulano" de ser também. Pois todos temos defeitos e virtudes. Você seleciona seu grupo de amizades por afinidades, tudo bem. Mas não deve desmerecer ou ignorar alguém por ausência delas. E, hoje, muitas dessas "afinidades" se resumem em estética, infelizmente. Conheço pessoas que não julgam o livro pela capa, mas conheço muitas que o fazem. E para alguns que não julgam por beleza, julgam por capital financeiro. Não sei qual o pior, mas sei que ambos são horríveis. Fico feliz por aqueles que não se comportam de tal maneira, mas fico exacerbadamente chateado com aqueles que sim. Todas as pessoas tem um valor incomensurável e insubstituível. Pois cada um é cada um, mesmo que haja semelhanças. Cada pessoa tem a sua própria alma, o seu próprio eu. E esse não beleza que demonstre, não há dinheiro que represente. Sei que existem pessoas que não nos damos bem, mas não é por conta de não se dar bem que vamos brigar, falar mal ou mandar para o quinto dos infernos. Pois da mesma maneira que você tem o direito de escolher seus amigos, ele também tem. Não é pecado ter inimigo, é algo Natural. Mas muitas dessas pessoas que você não gostou um dia são as que menos lhe magoaram, se não, todas. Talvez por não esperar nada, ou esperar de tudo, dependendo do seu ponto de vista. A verdade é que não devemos tirar conclusões e montar expectativas encima de alguém enquanto a pessoa não fazer por merecer. Não que não devemos, quem sou para dizer o que se deve ou não fazer, mas seria ideal isso. Mas, talvez, conhecessemos mais pessoas incríveis e nos magoassemos menos. Não é nada pessoal com ninguém, não que eu tenho sofrido já disso, e se sofri, não notei. Mas percebi nos olhares de algumas pessoas dores como essa. E se você se encaixa neste triste grupo de pessoas que olham mais para o externo e carteira, repense seus conceitos, veja o quão verdadeiras são suas amizades e aprenda a olhar antes nos olhos de alguém e conhecê-la.

"Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias. Difícil é encontrar e refletir sobre seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado. E é assim que perdemos pessoas especiais."  Carlos Drummond de Andrade

4 comentários:

  1. ACho que me encaixo mais que me olham pelo o que tenho as vezes.. sei de amizades interesseiras, mais nem por isso me afasto completamente, tento deixar um pouco do que tenho qdo tenho oportunidade de comentar o assunto, de falar que eu gosto de alguém pelo o que ela é e ver se a pessoa consegue de alguma forma aprender nem que for um pouquinho olhar com olhos de bondade e não interesse.

    Nem tenho tanto contato com vc neh? mais não é preciso de muito pra poder enxergar um coração bom, como vc disse depende de como olhamos.. vou falar como te vejo.. hahaha
    É querido, doce, atencioso.. alguém que tem mto pra dizer mais q nem sempre tem quem o vá escutar.. tem posição firme diante de fatos (gosto disso)..
    Acredito que sentimento ele n precisa de presença para nascer ou durar, vc apenas tem que estar afim de sentir..
    E eu sinto um carinhooo ernome por você..
    :* bejô

    ResponderExcluir
  2. Não preciso nem dizer que concordo em certos pontos, e confesso que já fui vítima de amizades interesseiras, além de alvo das más línguas. Concordar com você já virou rotina, amor. Você é um virginiano convicto, gosta das coisas nos seus respectivos lugares. Te admiro cada dia mais. :*

    ResponderExcluir
  3. Nathália Dylonina, haha17 de agosto de 2010 às 18:10

    E quando me perguntam quem é a pessoa mais inteligente que eu conheço, não tenho receio algum de dizer, em maiúsculo: DENETRO :) Parabéns por este e pelos outros textos, meu amor! Estão lindos.

    ResponderExcluir
  4. Os seus pensamentos e os seus ideais são coisas realmente admiráveis neto, bom se a maioria realmente pensasse assim, parabéns pelas belas palavras, jah bless u !

    ResponderExcluir